Azeite mais saudável: Conheça melhor produto para a sua saúde

Não há como negar, o azeite de oliva extravirgem é o azeite mais saudável. Conheça os motivos que fazem este produto ser recomendado. Quando pesquisamos em uma plataforma de buscas sobre “qual é o azeite mais saudável?”, recebemos uma lista dos produtos considerados mais saudáveis. Mas há um que é o melhor: o azeite de […]

Não há como negar, o azeite de oliva extravirgem é o azeite mais saudável. Conheça os motivos que fazem este produto ser recomendado.

Quando pesquisamos em uma plataforma de buscas sobre “qual é o azeite mais saudável?”, recebemos uma lista dos produtos considerados mais saudáveis. Mas há um que é o melhor: o azeite de oliva extravirgem. 

De acordo com a International Olive Council (IOC), o azeite de oliva extravirgem é o produto mais indicado para consumo. Pois, seu líquido foi obtido unicamente através de processos mecânicos sem alterações e nenhum tratamento especial. 

Este tipo de azeite passou pelos processos de lavagem, decantação, centrifugação e filtração sem a adição de nenhum outro produto.

Mas, você sabe o porquê que este produto é o mais indicado para obter uma alimentação mais equilibrada? 

Neste artigo, iremos abordar sobre os motivos que fazem o azeite de oliva extravirgem ser o azeite mais saudável para você utilizar. Confira!

Azeite de oliva extravirgem

O azeite de oliva extravirgem, ao contrário dos demais azeites, possui ácido oleico livre (acidez) inferior a 0,8 gramas a cada 100 gramas de produto, segundo a norma IOC (COI/ T.15/NC No 3).

Porém, há produtos encontrados no mercado com valores de ácidos graxos livres de até 0,3%. Nesse caso, são nomeados azeites de oliva extravirgem de mais alta qualidade.  

É considerado alta qualidade, o azeite de oliva extravirgem que tenha as três principais características sensoriais positivas: frutado, amargor e picância. E não deve conter nenhum defeito sensorial.

Este produto é analisado pelas mais rígidas normas químicas e organolépticas. Por ser considerado o azeite mais saudável, o azeite de oliva extravirgem vem sendo consumido cada vez mais ao redor do mundo.

De acordo com a IOC, a importação deste tipo de azeite chegou a 72,4% do total de produtos. 

Entre 2021 e 2022, o Brasil ficou entre os oito mercados que representaram cerca de 80% das importações do produto em todo o mundo. O País contribuiu com 8% de produtos importados, enquanto os Estados Unidos liderou com 35%. 

O azeite de oliva extravirgem por conter um excelente volume aceitável de ácidos graxos monoinsaturados e compostos bioativos, é considerado o produto mais saudável para o consumo. A seguir, conheça os benefícios deste azeite. 

Benefícios do azeite mais saudável: o extravirgem

A busca por um produto saudável é um dos motivos que fazem com que as pessoas utilizem azeite de oliva extravirgem. Por isso, é considerado a melhor escolha por conta de seus inúmeros benefícios. Veja alguns:

Prevenção de doenças cardiovasculares

O uso do azeite de oliva extravirgem ajuda a manter a boa saúde cardiovascular, prevenindo doenças, como o colesterol que é um dos fatores para problemas cardíacos. 

Limpam os lipídios do sangue

Outro benefício de utilizar azeite de oliva extravirgem é a proteção dos lipídios do sangue contra danos oxidativos. Isso acontece porque o produto contém polifenóis, compostos bioativos. 

Fonte de vitamina E

Sim, o azeite de oliva extravirgem é uma fonte de vitamina E. O uso frequente do produto auxilia na proteção das células contra danos oxidativos, provenientes de agentes externos como poluição e radiação. 

Produto antioxidante

Segundo alguns pesquisadores, o azeite de oliva extravirgem possui compostos bioativos como hidroxitirosol, oleocanthal, oleuropeína e ácidos graxos monoinsaturados (MUFAs) que são antioxidantes. 

Além disso, esses componentes também ajudam contra o câncer.

Redução na pressão arterial

A pressão arterial é um dos principais problemas de saúde encontrados no mundo todo. Segundo uma pesquisa, publicada na IOC, o consumo de azeite de oliva extra virgem pode reduzir a pressão arterial. 

Utilizado regularmente, o produto diminui a pressão arterial sistólica (máxima) e a diastólica (mínima). Além disso, em dose diária, é possível controlar a pressão arterial em pacientes hipertensos. 

O consumo de azeites de oliva extravirgem (de qualidade!) só traz vantagens e benefícios às pessoas. Mas, é necessário prestar atenção na hora de comprar seu produto. 

É essencial que escolha uma marca que siga as principais normas de saúde e tenha uma produção de azeites com transparência, organização e responsabilidade como a Lagar H.

Os azeites de oliva extravirgem Lagar H são 100% brasileiros e produzidos em um clima equivalente ao encontrado no mediterrâneo, berço da olivicultura mundial.
Portanto, tem a garantia da preservação dos frutos e um azeite de melhor qualidade, sem defeitos sensoriais. Conheça os produtos e escolha o mais saudável e verdadeiro azeite de oliva extravirgem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.