Azeites de oliva: Conheça as diferenças entre azeites extravirgens e virgens

Os azeites de oliva são os produtos mais utilizados pelos brasileiros. Dentre esses produtos, se destacam os azeites extravirgens e virgens. Saiba mais sobre eles!

Azeites de oliva

Há diversas classificações de azeites de oliva. Mas, apenas duas são as mais lembradas pelos consumidores. Saiba mais sobre suas diferenças e qual é a melhor.

Quando estamos no mercado é comum nos depararmos com uma variedade de azeites de oliva. Isso pode estar ligado com a frase “azeite faz bem para a saúde” muito ouvida por aí e faz com que as pessoas procurem por este produto.  

Além disso, os azeites possuem propriedades antioxidantes importantes para vivermos bem e por isso, são muito valorizados no país.

Segundo o Conselho Oleícola Internacional (COI), o consumo de azeite no Brasil cresceu 30% entre os anos de 2015 e 2021. Ainda de acordo com essa análise, o País é o 9º colocado no ranking de países que mais consomem azeite. 

Isso mostra que o azeite de oliva vem ganhando importância para os brasileiros. Há diversas classificações existentes, mas duas são as mais lembradas pelo consumidor: o azeite extravirgem e virgem. 

Você sabe a diferença entre os dois? Neste artigo, vamos explicar as características de cada um, suas finalidades e qual é o melhor para a saúde. Acompanhe!

Quais as diferenças entre os azeites de oliva extravirgem e virgem?

Primeiramente, os azeites de oliva virgem e extravirgem são obtidos pelo fruto da oliveira (Olea europaea L.). Sendo assim, a diferença entre ambos está na forma como são produzidos os líquidos. 

A classificação para um azeite ser extravirgem ou virgem, é feita através de análises químicas e sensoriais.

Nessas análises, são estudados os parâmetros de acidez (ácidos graxos livres) peróxidos, dentre outros. Já na análise sensorial é estudado a presença de defeitos, frutado, amargor e picância, sendo os três últimos atributos positivos do azeite. 

Confira a diferença entre ambos os azeites de oliva:

Azeite de oliva extravirgem

O azeite de oliva extravirgem é resultado de uma cuidadosa e rigorosa extração a frio feita com azeitonas de alta qualidade. Dessa forma, mantêm a pureza do fruto e tem a acidez de, no máximo, 0,8%. 

É extraído por processos, mecânicos ou físicos, com controle de temperatura e sob análises químicas de qualificação e um rigoroso controle de qualidade de frutos e extração.

Depois da prensagem, o líquido é filtrado para ter seu sabor conservado. O azeite de oliva extravirgem é considerado de alta qualidade na gastronomia, tendo sua finalidade a cocção, finalização de pratos ou saladas. 

Importante ressaltar que todo azeite extravirgem possui baixa acidez (parâmetro químico não sentido no paladar), mas nem todo azeite de baixa acidez é extravirgem. 

Isso porque pode haver defeitos sensoriais que não são possíveis de analisar quimicamente, somente por profissionais.

Azeite de oliva virgem 

O azeite de oliva virgem é obtido também por meios mecânicos, no entanto as azeitonas são de baixa qualidade e o processo de extração não é rigoroso, podendo acontecer a quente ou a frio.

A acidez desse produto chega até 2% e normalmente possui defeitos sensoriais. O azeite virgem tem como uma de suas finalidade principalmente a cocção.

Qual é o melhor para a saúde?

É notável que há uma diferença entre os azeites extravirgem e virgem. Procurar substituir óleos por azeites já auxilia no nosso bem-estar e pode melhorar a saúde.

Mas, dentre ambas as opções, o azeite de oliva mais saudável é o azeite extravirgem pela presença acentuada de polifenóis que fazem bem à saúde.

Além do rico teor em ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oléico ( ômega 9), o azeite extravirgem possui diversos benefícios, como:

  • Mantêm a saúde cardiovascular
  • Previne a hipertensão arterial;
  • Reduz os níveis de colesterol ruim e aumenta os níveis do colesterol bom;  
  • Ajuda na saúde do cabelo e pele.

Portanto, na hora de comprar azeite de oliva extravirgem, escolha uma marca que produza azeites 100% verdadeiros, como a Lagar H.

Nossa empresa garante o controle em todo o processo de produção, resultando em um azeite fresco e de origem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.