Chocolate com azeite: descubra o sabor dessa dupla poderosa

Chocolate com azeite: descubra o sabor dessa dupla poderosa

A combinação de chocolate com azeite proporciona uma experiência sensorial única.   

O azeite de oliva é um dos alimentos mais versáteis da culinária mundial e é visto em mesas e restaurantes como acompanhamento de pratos salgados e saladas. Mas, nos últimos anos, outra combinação começou a aparecer: doces com azeite. 

À princípio, pode parecer estranho. O azeite de oliva possui aromas e sabores que equilibram entre o leve e o intenso. Já o chocolate é uma das sobremesas mais populares que existem.

Esta combinação, conhecida por poucas pessoas, resulta em uma experiência sensorial única. Por esse motivo, pâtisseries da Europa e Estados Unidos estão utilizando o chocolate e o azeite como ingredientes principais de bolos e doces.

A seguir, saiba mais sobre a combinação de chocolate com azeite, os benefícios para a saúde e conheça alguns dos azeites de oliva extravirgem Lagar H!

Harmonização de Chocolate com azeite

É fato que o azeite de oliva é um produto que pode ser harmonizado com diferentes pratos, resultando em sabores variados. Com o chocolate, isso não é diferente. 

Normalmente, as pessoas não pensam em juntar ambos alimentos, mas quando vivenciam essa experiência sensorial, acabam se surpreendendo. 

Em relação ao azeite de oliva e ao chocolate, o contraste entre doce e amargo acaba criando um novo sabor inesperado.

Além de servir como acompanhamento, o azeite de oliva também tem sido utilizado para deixar o chocolate mais cremoso em preparos, dentre eles, o da ganache.

Trabalhar a harmonização de chocolate com azeite é uma chance para as pessoas experimentarem novas combinações e descobrirem sensações únicas. Porém, há outro motivo para pensar nessa união: a saúde. 

Benefícios para a saúde

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Pisa, a combinação de chocolate com azeite de oliva traz benefícios para a saúde. 

Foi constatado que o consumo de chocolate amargo com azeite de oliva extravirgem pode ajudar na saúde cardiovascular, prevenindo o estreitamento das artérias, aumentando os níveis de colesterol bom (HDL) e diminuindo a pressão sanguínea. 

Ficou interessado em experimentar essa deliciosa combinação? Acesse nossa receita de Ganache com Chocolate e utilize azeite de oliva extravirgem produzido por Lagar H!

Azeites de oliva extravirgem Lagar H

Produzidos em um lagar localizado em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, os azeites de oliva extravirgem Lagar H possuem qualidade excepcional. 

Tenha a confiança de um processo transparente que resulta em produtos com frescor e sabor únicos. 

Nesta Páscoa, aproveite para experimentar a combinação de chocolate com azeite de oliva, utilizando nosso Kit! 

O Kit Páscoa é um trio de azeite extravirgem que foi especialmente pensado para elevar suas receitas preferidas, da entrada à sobremesa.

Não perca a chance de adquirir o Monovarietal da Safra – Koroneiki, Monovarietal Frantoio Edição Limitada e o Monovarietal Arbequina Edição Limitada para deixar a sua data comemorativa mais especial e presentear alguém especial. Compre agora!

Além do Kit Páscoa, em nosso site você encontra azeites de oliva que combinam com todas as suas receitas. Veja, a seguir:

Azeite extravirgem Monovarietal Coratina

O azeite extravirgem monovarietal Coratina possui sabor intenso com picância e amargor altos, com características de amêndoas verdes, pimenta verde, alcachofra e notas herbáceas de grama recém cortada.

Este azeite é derivado de uma oliveira da comuna de Corato, da região de Puglia, na Itália.

Azeite extravirgem Monovarietal Manzanilla

Proveniente de Cáceres, Espanha, o azeite extravirgem monovarietal Manzanilla é suave e possui sabor único, com notas de tomate verde e folhas. 

Este azeite tem, entre suas características, picância e amargor equilibrados combinados com um retragostos de amêndoas verdes e casca de banana verde. 
Conheça outros produtos Lagar H, acesse a página de azeites!


Voltar para o Artigos