Cores dos azeites: saiba porque ocorrem diferenças nas tonalidades dos líquidos

Cores dos azeites: saiba porque ocorrem diferenças nas tonalidades dos líquidos

Na maioria dos casos, os azeites de diferentes colorações são resultados de azeitonas colhidas em diferentes pontos de maturação. Conheça as tonalidades!

As cores dos azeites vão desde dourado até verde escuro. Entenda os fatores que promovem esses resultados.

O azeite de oliva é um produto muito antigo, tendo sido criado há mais de 6 mil anos na Mesopotâmia. Derivadas da oliveira, as azeitonas são os frutos utilizados para a produção deste óleo conhecido como “ouro líquido”. 

Na maioria das vezes, os azeites de diferentes colorações são resultados de azeitonas colhidas em diferentes pontos de maturação.

Neste artigo, explicaremos melhor as cores dos azeites de oliva e os fatores que deixam os líquidos com tonalidades distintas. Continue lendo!

Quais são os fatores que influenciam as cores dos azeites?

O azeite de oliva pode ter diversas cores, indo de dourado até verde escuro. 

A mudança de coloração se deve a maturação da azeitona, que varia de verde a preta, passando pelo tom arroxeado. 

Quando um azeite de oliva é produzido com azeitonas mais verdes, o líquido tende a agregar essa tonalidade por causa do alto teor de clorofila. 

Se o líquido for extraído de azeitonas mais maduras, o azeite tem maior tendência a ser mais dourado, resultante da presença de carotenos e xantofilas em maior quantidade.

Então, o fator mais determinante para a mudança das cores em azeites de oliva é o grau de maturação no momento em que os frutos são colhidos dos olivais. 

Mas é importante lembrar que, em uma uma análise se qualidade de azeite, a cor do produto não é considerada.

Filtragem

O processo de filtragem também pode indicar as cores dos azeites de oliva. Líquidos que não passaram por esse processo são mais turvos.

Já os azeites que foram filtrados, desenvolvem cores mais límpidas, isso acontece porque no processo são retiradas micro pedaços de bagaço e a umidade do produto. 

Cores dos azeites não significam produtos de qualidade

Muitos consumidores utilizam a cor do azeite de oliva como parâmetro para saber se o produto é de qualidade. Porém, esse fator não é relevante na hora de uma análise sensorial para certificar se o azeite é extravirgem ou não. 

De acordo com o International Olive Council (IOC), os azeites de oliva passam por um rigoroso processo de qualidade, sendo analisados as partes química e sensorial do produto.

Uma forma de identificar se o azeite é de qualidade é entender como o produto está sendo armazenado, seja no lagar em que é cultivado e colhido ou nas prateleiras do supermercado, além de aprender a degustar o azeite, para verificar seu frescor.

Por isso, adquirir um azeite de oliva de uma empresa que você tem a oportunidade de conhecer como é todo o processo produtivo faz a diferença. 

Conheça os azeites Lagar H e sua produção 

Localizado em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul (RS), o Lagar H investe no respeito com a natureza e as pessoas ao produzir azeites de oliva extravirgem de qualidade e 100% brasileiros. 

A produção consiste em quatro etapas: Plantio, Colheita, Extração e Procedência. 

Em cada passo, a equipe de especialistas do lagar acompanha o desenvolvimento das azeitonas até o envasamento, feito com garrafas invioláveis. Conheça mais sobre os processos neste artigo
Acesse o nosso site e adquira um azeite de oliva extravirgem surpreendente.


Voltar para o Artigos