Diferenças entre os azeites: Saiba o que é um blend e um monovarietal

Você conhece as diferenças entre os azeites Blend e Monovarietal? Descubra neste artigo!

Diferenças entre os azeites: Saiba mais sobre blend e monovarietal

É possível identificar as diferenças entre os azeites através das características sensoriais dos produtos. Descubra mais sobre o assunto.

À primeira vista, os azeites de oliva parecem ser todos iguais. Mas, não são. Assim como existem inúmeros tipos de vinhos, há, também, algumas diferenças entre os azeites.

Por exemplo, há azeites de oliva compostas por uma única azeitona. Da mesma forma, pode-se encontrar produtos que reúnem uma variedade do fruto. 

Essa diferença entre os líquidos é o que chamamos de azeites blend e monovarietal. Com certeza, você já ouviu falar sobre esses dois tipos de produtos ou encontrou algum rótulo de embalagem que contém essas palavras.

Porém, muitas pessoas não conhecem, de fato, quais são as diferenças entre os azeites e como identificá-los. Por isso, neste artigo, iremos esclarecer o que é um azeite de oliva blend e o que é um monovarietal, e ajudá-lo a encontrar o produto ideal para você! Continue lendo. 

O que é um azeite de oliva blend?

A palavra “blend” significa mistura. Mas, não é sobre mistura de outros óleos ou produtos. 

Pelo contrário, quando um azeite de oliva extravirgem é blend, isso quer dizer que foi produzido a partir de vários cultivares e frutos com maturação distintas. 

Normalmente, este tipo de azeite é equilibrado e harmônico. Um produto blend é criado por especialistas da área e suas características sensoriais são diferentes em cada resultado obtido. 

Por exemplo, são encontrados azeites de oliva blend com características mais florais ou mais doces. 

O azeite de oliva blend pode ser encontrado com diferentes nomenclaturas ao redor do mundo, como taglio (italiano) e assemblage (francês). 

O que é um azeite de oliva monovarietal?

Ao contrário do azeite de oliva blend, um produto monovarietal é produzido com um único tipo de azeitonas. Suas características sensoriais, como aroma e sabor, são derivadas do cultivar escolhido. 

Nesse caso, o tempo de maturação da azeitona determina essas características, podendo ser frutado verde ou maduro. 

Em um azeite de oliva monovarietal, o especialista, chamado de azeitólogo, pode reunir produtos da mesma variedade, mas com pontos de maturação diversos. Essa mistura, tem como objetivo criar novas características do produto.

Diferenças entre os azeites: Qual é o produto ideal?

Os produtos blend e monovarietal são feitos de diferentes formas e possuem características distintas. Por isso, antes de comprar o produto, é essencial que você saiba qual será a sua finalidade. 

No Lagar H, nossos azeites são produzidos com diferentes safras, como Frantoio, Manzanilla, Coratina, entre outros. Além de produtos blend da safra anual. Cada produto possui uma combinação e características sensoriais únicas. 

Por exemplo, o Monovarietal Frantoio tem as características sensoriais de amargor médio, frutado médio e picância média. Combinando com iogurte, pães artesanais, peixes assados e sopas frias

Já o Monovarietal Manzanilla traz as características sensoriais de amargor médio, frutado verde e picância média. O produto é ideal para ser utilizado com massas com molho de tomate e aioli, risotos e saladas.

E, por fim, o amargor alto, frutado verde e a picância alta do Monovarietal Coratina são perfeitos para combinar com bacalhau assado, churrasco, pratos condimentados e queijos curados. 

Definitivamente, com todas as informações obtidas neste artigo, você pode identificar as diferenças entre os azeites e escolher o azeite de oliva extravirgem Lagar H ideal para as suas refeições. Confira nosso catálogo, encomende o seu e deixe as receitas mais saborosas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.