Polifenóis: conheça esse composto encontrado nos azeites de oliva

Polifenóis: conheça esse composto encontrado nos azeites de oliva

Os compostos fenólicos, ou polifenóis, são micronutrientes orgânicos encontrados em alimentos como vinho tinto, chá verde, café, chocolate, azeitona e outros. Saiba mais!

Além de serem positivos para os azeites, os polifenóis auxiliam no combate à diversas doenças 

É de conhecimento dos consumidores que o azeite mais saudável é o azeite de oliva extravirgem. Um dos motivos é a quantidade de compostos fenólicos, conhecidos como polifenóis, encontrados no produto. 

Atualmente, existem mais de 8 mil tipos de polifenóis, entre eles,  as catequinas, o resveratrol, a curcumina, as antocianinas e os flavonoides, encontrados em mais de 100 alimentos – sendo um deles, o azeite de oliva. 

Encontrados em diversos estudos sobre a qualidade de produtos e os benefícios do azeite de oliva na saúde, os polifenóis possuem propriedades que auxiliam desde o metabolismo até prevenção de doenças. 

Portanto, os polifenóis são muito importantes tanto para o azeite de oliva, ajudando-o a manter a qualidade, quanto para as pessoas. 

Se você quer saber o que são os polifenóis, para que servem e quais são seus benefícios, continue lendo este artigo!

O que são polifenóis e para que servem? 

Os compostos fenólicos, ou polifenóis, são micronutrientes orgânicos encontrados em alimentos como vinho tinto, chá verde, café, chocolate, soja, legumes, frutas e, claro na azeitona, fruto de onde são produzidos azeites de oliva.

Em plantas, como oliveiras, esses compostos servem para protegê-las da radiação ultravioleta e de insetos. Já ao ser ingeridos, através da alimentação, os polifenóis combatem o envelhecimento e agem contra os radicais livres. 

 

Polifenóis no azeite de oliva

Como visto, os polifenóis são encontrados em diversos alimentos e produtos, dentre eles, o azeite de oliva. 

No óleo, há uma combinação de compostos fenólicos como tirosol, oleocanthal, hidroxitirosol e a oleuperina que resultam nos sabores mais marcantes do produto fresco, como o amargor e a  picância. 

Além disso, a ação antioxidante dos polifenóis faz com que os azeites de oliva tenham boa estabilidade na qualidade e eficácia do líquido. Isso mostra que o azeite de oliva que contém grande teor de polifenóis seja reconhecido como de qualidade.

Por isso, durante a produção de azeites, há a preocupação de manter todas as características essenciais do fruto, dentre eles, os compostos fenólicos.

O azeite de oliva de qualidade traz em sua composição os polifenóis e, consequentemente, auxilia nos benefícios do produto para a saúde dos consumidores. 

A seguir, saiba quais são esses benefícios!

 

Benefícios dos polifenóis nos azeites de oliva

Os azeites de oliva têm sido objeto de estudos há anos, alguns dos motivos são os benefícios que o produto tem na saúde das pessoas. É possível afirmar que, na maioria dos casos, esses benefícios são derivados de compostos fenólicos. Veja quais são esses benefícios:

Saúde cardiovascular

Os polifenóis possuem propriedades antioxidantes e anti inflamatórias, o que auxilia na melhora do funcionamento do coração, através da redução de atividade plaquetária.

Além disso, ajudam no controle da pressão sanguínea e a diminuir o colesterol “ruim”, conhecido como LDL.

Combate à obesidade

Os compostos fenólicos ajudam na perda de peso, pois impedem o acúmulo de gordura corporal, diminui a inflamação e faz com que haja a oxigenação da gordura.

Ajuda na flora intestinal

Esses compostos agem na flora intestinal como probióticos, melhorando a digestão e o funcionamento do metabolismo.

Prevenção do câncer

Os polifenóis possuem ação antioxidante e por isso, podem agir como protetores contra radicais livres, o que evita o desenvolvimento de células cancerígenas. Dessa forma, há a redução do risco da pessoa ter algum tipo de câncer no futuro. 

Com todos esses benefícios, está na hora de incluir o azeite de oliva, de preferência o extravirgem, em sua alimentação balanceada. 

Escolha um azeite de oliva extravirgem de qualidade e produzido no Brasil, como o Lagar H.  

 

Azeites de oliva extravirgem Lagar H

Localizado em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, o Lagar H produz azeites de oliva extravirgem com azeitonas de qualidade e em um processo transparente, cuidadoso, consciente e responsável. 

Dentre os tipos de azeites de oliva presentes no catálogo, estão:

Monovarietal Arbequina – Com intensidade média de amargor e ligeira picância, este azeite possui uma sensação de castanhas verdes, ervas frescas e casca de banana verde. 

Monovarietal da Safra – Koroneiki – Um azeite intenso e exuberante, possui características sensoriais de amargor médio, frutado verde intenso e picância acentuada.

Monovarietal Manzanilla – Este azeite de oliva extravirgem é suave e possui sabor único. As notas de tomate verde e folhas, características sensoriais do produto, são ideais para massas com molho de tomate e aioli, risotos e saladas.Para ver os demais produtos de Lagar H, acesse nosso site e encomende o seu azeite de oliva extravirgem!


Voltar para o Artigos