Tipos de azeitonas: conheça os frutos encontrados no Lagar H

Tipos de azeitonas: conheça os frutos encontrados no Lagar H

O Lagar H tem o cuidado com a planta que cultiva e essa atenção começa na escolha das azeitonas. Conheça os cinco diferentes frutos encontrados em nossa fazenda!

A boa qualidade do azeite começa na escolha dos tipos de azeitona a serem cultivadas. Saiba mais sobre nossas oliveiras!

Os azeites de oliva são produzidos a partir de diversos tipos de azeitonas vindas de toda a parte do mundo, bem diferente de muitos anos atrás, quando apenas o Mediterrâneo distribuía o produto.

Os principais países da Europa que produzem azeites com as próprias azeitonas são Itália, Grécia, Espanha e Portugal, mas com a evolução do mundo e, também, com a tecnologia, esses frutos ultrapassaram as fronteiras. 

Na América do Sul, mais especificamente no Brasil, a extensão dos olivais e o ambiente equivalente do mediterrâneo permite o cultivo de azeitonas vindas de outras regiões ao redor do mundo. 

Dentre as azeitonas cultivadas em terras nacionais e que tiveram uma boa adaptação estão a Arbequina, vinda da Espanha, e a Koroneiki,  da Grécia. 

Continue lendo para conhecer as diferenças entre as azeitonas e descobrir mais sobre os frutos encontrados no Lagar H. 

Diferenças entre os tipos de azeitonas

Algumas diferenças se destacam entre os tipos de azeitonas. São elas: o tamanho do fruto, sua quantidade de azeite, sua intensidade de aromas e sabores. 

Existem ainda azeitonas que são próprias para a conserva, outras para extração de azeites e outras que têm essa dupla função. 

As azeitonas podem ter tamanhos e formas diferentes, sendo mais arredondadas e outras com um comprimento maior. Segundo a International Olive Council (IOC), os frutos que possuem um formato mais esférico são os mais vendidos. 

A maior diferença está nos olivais, dependendo do tipo de azeitona, as oliveiras possuem caules grossos, portes e folhas variadas. E isso vem desde o cultivo, quando há árvores mais resistentes ou produtivas do que outras. 

Por fim, a composição dos frutos ajuda a identificar as diferenças entre os tipos de azeitona, algumas possuem alto nível de gordura, polifenóis ou resultam em sensoriais variados. 

As azeitonas do Lagar H são provenientes de oliveiras plantadas em condições ideais de solos, espaçamento e com podas especiais para resultar em um azeite de qualidade. Conheça os tipos de azeitonas encontradas nos olivais do Lagar H. 

Tipos de azeitonas encontradas no Lagar H 

O Lagar H tem o cuidado com a planta que cultiva e essa atenção começa na escolha das azeitonas. A safra de 2022, a última colheita, trouxe cinco diferentes azeites extravirgens. 

Cada produto foi derivado de um tipo de azeitona, sendo elas a Koroneiki, Arbequina, Coratina, Frantoio e Manzanilla. Saiba mais sobre elas a seguir.

Arbequina

A Arbequina é uma oliveira da região de Arberca, na Catalunha, Espanha, é uma das variedades mais produtivas e de fácil adaptação. 

Possui boa resistência a baixas temperaturas e poucas ramificações. Os frutos são pequenos e resultam em um azeite de cor esverdeado para amarelo. 

O óleo tem notas de alcachofra e tomate dando uma característica frutada e fresca ao azeite.  Para tornar-se um monovarietal amargo e picante, precisa ser colhida ainda verde; já para ter um sabor mais suave, o fruto deve estar maduro. 

É um dos tipos de azeitonas mais encontrados na América do Sul e cultivadas no Brasil.

Coratina

A Coratina é uma azeitona da região da Puglia, sua oliveira é conhecida por ser adaptável tanto em climas quentes quanto frios. É uma das árvores mais encontradas na América do Sul e Austrália. 

Os frutos nascem com riqueza de polifenóis. Os tamanhos variam, mas a maioria é grande e simétrica.

O azeite da Coratina é considerado um dos mais excelentes produtos com sensoriais de frutado, amargo e picante intenso, o ácido oleico do azeite chega a 80%.

É um dos cultivares com mais produtividade, tanto no Brasil quanto em outros países.

Frantoio 

A oliveira de Frantoio é originária da Itália, mais precisamente de Toscana. Por sua adaptação, é um dos frutos mais cultivados no Brasil, Argentina, Nova Zelândia, Califórnia, Chile e Austrália.

Esta planta é conhecida pela baixa tolerância ao frio e à umidade do solo.

A colheita da árvore acontece no meio de sua maturação, resultando em um azeite de oliva com mais aroma e equilíbrio entre a picância, amargor e o frutado. 

Mas também pode ser colhido mais maduro, dessa forma, produzindo um azeite mais suave e adocicado. 

Koroneiki

A azeitona Koroneiki representa 2/3 de todos os azeites produzidos na Grécia, de onde é originária. Ou seja, o azeite grego é feito com quase o mesmo cultivar, algo raro entre os olivais.

Desde a Grécia Antiga, a Koroneiki vem sendo utilizada para a produção de azeites de oliva. É uma árvore que se adapta bem ao clima mais ameno, principalmente perto de regiões costeiras.

O fruto da Koroneiki é pequeno e passa pela maturação mais cedo. O azeite produzido é de alta qualidade, por conta do teor de polifenóis encontrados, mantêm um sabor fresco por bastante tempo.

As características do azeite Koroneiki são frutadas, com sensações de maçã verde e grama, com forte picância e leve amargor.

Manzanilla

A Manzanilla é uma azeitona proveniente de Cáceres, na Espanha, com grande facilidade de adaptação, principalmente ao solo brasileiro. Esta oliveira surgiu no século XV e é até hoje cultivada ao redor do mundo. 

Sua produção de azeite é baixa. Isso acontece por causa do baixo teor de gordura e por isso, é mais usada como azeitona de mesa.

Os azeites de oliva Manzanilla são suaves e de sabor único, com notas de tomate verde e folhas, mostrando uma picância e amargor equilibrados. 

O aroma é considerado frutado e agradável.  Seu ácido oleico é alto e apresenta grande estabilidade. 

Agora que você já sabe as principais características dos tipos de azeitonas encontradas no Lagar H, acesse nosso site e encomende o azeite ideal para a sua refeição. 

O Lagar H produz azeites de oliva extravirgem de excelente qualidade, com o cultivo realizado em um clima equivalente ao mediterrâneo, berço da olivicultura mundial. 

Conheça mais sobre os produtos feitos com transparência e respeito.


Voltar para o Artigos