Pode cozinhar com azeite?
Pode, sim! E não, ele não vai perder suas propriedades nutricionais. Com um ponto de fumaça de 200°C a 210°C, ele é seguro para cozinhar e até fritar batatas fritas!
Acidez tem que ser baixa?
A acidez não tem nada a ver com o pH, mas sim com a quantidade de ácidos graxos livres no azeite. Não dá para sentir acidez do azeite pelo sabor, porque é um dado químico analisado em laboratório. E não, a acidez não é o único critério para avaliar um bom azeite. Na verdade, é um dado que, isolado, não diz muita coisa. Para ele ser extravirgem de verdade existem diversos fatores na análise química e sensorial que devem ser levados em consideração.
O que é azeite de oliva?
Basicamente, é o suco da azeitona, extraído por meios mecânicos e físicos.
Como ele é classificado?
-
Extravirgem: A melhor qualidade, cheio de nutrientes, polifenóis e antioxidantes, sem nenhum defeito químico ou sensorial.
-
Virgem: De qualidade inferior ao extravirgem, com alguns defeitos mas ainda sim consumível.
-
Lampante: Um subproduto de baixa qualidade que só pode ser consumido após refino, depois disso ele é chamado de azeite tipo 1 ou único.
Como saber se o azeite é bom?
Seu paladar é o melhor guia! Um azeite de qualidade tem aromas frutados e, na boca, você deve sentir amargor e picância no fundo da língua. Essas características variam dependendo da variedade da azeitona, mas são obrigatórias em um bom extravirgem. Não pode haver nenhum tipo de sabor ou cheiro de mofo, fermentação, avinagrado, etc.
Agora que você já sabe tudo, ficou fácil escolher o seu próximo azeite, né?