Dieta mediterrânea: conheça esse tipo de alimentação que conquista pessoas ao redor do mundo

Dieta mediterrânea: conheça esse tipo de alimentação que conquista pessoas ao redor do mundo

A dieta mediterrânea é um tipo de alimentação saudável da região do Mar Mediterrâneo. Saiba mais!

A dieta mediterrânea é baseada nos hábitos alimentares da região que une o sul da França e Espanha, Grécia e Itália, conhecida como Mar Mediterrâneo. 

Ter uma alimentação saudável é o desejo da grande maioria das pessoas, por isso recorrem a pesquisas na internet e a orientações de profissionais da saúde. Esses caminhos acabam levando até a dieta mediterrânea e a outros hábitos alimentares.

A dieta mediterrânea é um tipo de alimentação saudável realizada na região que une o sul da França e Espanha, Grécia e Itália, conhecida como Mar Mediterrâneo.

As pessoas que seguem a pirâmide desta dieta tendem a ter alta expectativas de vida e baixo número de doenças crônicas, isso é um dos maiores motivos que fazem com que seja cada vez mais indicada. 

Neste artigo, iremos abordar o que é a dieta mediterrânea, a ligação com o azeite de oliva extravirgem, seus benefícios e compartilharemos alguns ingredientes inseridos nesta alimentação. Acompanhe!

O que é a dieta mediterrânea?

A dieta mediterrânea foi descoberta na década de 1950 pelo fisiologista norte-americano Ancel Keys que estudava a prevalência de doenças crônicas e cardiovasculares em alguns países da região mediterrânea. 

Segundo a International Olive Council (IOC), a dieta é baseada nas tradições alimentares de Creta e do Sul da Itália e constitui os principais grupos alimentares que devem ser inseridos em uma alimentação saudável. 

Dentre os ingredientes naturais e frescos estão frutas, vegetais, legumes, cereais, frutos secos, peixes e sementes. 

Depois do estudo de Keys, a dieta mediterrânea começou a ser pesquisada cada vez mais, o que levou à criação da Fundación Dieta Mediterránea – entidade da Catalunha, Espanha, que promove pesquisas sobre o tema. 

Além disso, é considerada um patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura  (UNESCO), desde 2010.

Este tipo de alimentação tem como objetivo ajudar as pessoas a mudar o estilo de vida e promover a melhora na saúde. 

As regiões banhadas pelo Mar Mediterrâneo, como Grécia, Espanha e Itália, onde a dieta é baseada, são conhecidas pela longevidade e boa saúde cardiovascular de suas populações.

Diversas pesquisas realizadas ao redor do mundo mostram que a dieta mediterrânea ajuda a prevenir diabetes tipo 2, reduz o colesterol e demonstra menor incidência de outras doenças, como Alzheimer e Parkinson. 

Um dos principais ingredientes da dieta mediterrânea é o azeite de oliva, que possui inúmeros benefícios para a saúde e também ajuda na prevenção de doenças. Conheça essa relação.  

Azeite de oliva e a dieta

O azeite de oliva é utilizado em todos os países do Mediterrâneo para cozinhar receitas ou para ser consumido cru. Segundo o pesquisador Keys, a proporção de gorduras da dieta mediterrânea é superior a 40%, sendo 29% azeites de oliva.

Isso demonstra que o “ouro líquido”, como é chamado na região, é um dos ingredientes mais importantes para a dieta. Este produto possui inúmeros componentes positivos para a saúde, como gorduras monoinsaturadas, polifenóis, vitaminas e antioxidantes.

Ingerido na dieta do mediterrâneo, o azeite de oliva tem seus benefícios potencializados e por isso, é indicado na composição de uma alimentação balanceada. 

Mas é importante ressaltar que a procedência do azeite de oliva utilizado na dieta ajuda a concentrar o maior número de componentes positivos do produto. 

Por isso, se você for começar ou estiver fazendo essa rotina alimentar, escolha um azeite de oliva extravirgem que garante os melhores benefícios para a saúde. 

Os azeites de oliva Lagar H são produzidos com transparência e responsabilidade para ajudar o consumidor a conquistar a melhor saúde. Conheça os produtos.

Visto que a dieta mediterrânea utiliza apenas produtos naturais e frescos para aumentar a qualidade de vida da pessoa, descubra os principais benefícios deste tipo de alimentação.

Benefícios da dieta mediterrânea

Por ser um tipo de alimentação mais natural, fresca e leve, combinando com uma diversidade de ingredientes, a dieta mediterrânea é segura e possui diversos benefícios. Veja alguns:

  • Utiliza ingredientes da estação, sendo uma opção mais sustentável e econômica de alimentação;
  • Previne o cancer, principalmente de mama, ovários, estômago e esofago; 
  • Reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, Parkinson e Alzheimer;
  • Ajuda a reduzir a dor e a rigidez em pessoas com artrite inflamatória;
  • Proporciona mais nutrientes, vitaminas e minerais;
  • Auxilia na diminuição de peso, pois a dieta melhora o metabolismo do corpo;
  • Possui alto teor de fibras e gorduras boas, excelentes para uma vida mais saudável;
  • Com a variedade de ingredientes, atende às principais necessidades nutricionais;
  • Protege contra a arteriosclerose;
  • Aumenta a imunidade.

Para seguir esta dieta, é preciso adquirir produtos sazonais e sempre estar acompanhado de um nutricionista ou outro profissional da saúde. A seguir, veja algumas dicas para iniciar nessa alimentação.

Saiba como fazer a dieta mediterrânea

A dieta mediterrânea precisa ser descrita e construída por um profissional junto à pessoa, mas se você quer saber como dar os primeiros passos em ter uma vida mais saudável,  confira algumas dicas. 

Inclua mais peixes e frutos do mar

Segundo os princípios da dieta mediterrânea, peixes e frutos do mar devem ser consumidos três vezes por semana. 

Incluir estes alimentos na rotina alimentar ajuda a trazer fontes de proteínas e gorduras boas para o corpo, melhorando a circulação sanguínea, aliviando dores e atuando na prevenção de doenças cardíacas.  

Não consuma produtos industrializados

Este tipo de alimentação tem como base ingredientes naturais e frescos, como legumes, verduras e frutas. Por isso, produtos industrializados como bolachas e salgadinhos devem ser evitados para facilitar os benefícios da dieta. 

Sem produtos industrializados, o seu organismo irá diminuir as toxinas, a retenção de líquidos e inflamações.

Prefira alimentos integrais

Os alimentos integrais formam a maioria dos ingredientes na dieta mediterrânea. Arroz, farinha e aveia ajudam o organismo a combater a prisão de ventre e diminuir o açúcar e as gorduras intestinais.

Além disso, são produtos ricos em minerais, fibras e vitaminas. 

Para melhorar o metabolismo e deixar os músculos fortes, o ideal é incluir na dieta vegetais proteicos como grão-de-bico, semente de abóbora, feijão e linhaça.

Escolha azeite de qualidade

A dieta mediterrânea é feita com produtos ricos em gorduras boas como o azeite de oliva. Este produto, principalmente extravirgem, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e no controle do colesterol. 

Ademais, os azeites de oliva extravirgem são fonte de vitaminas A,D,E e K, que auxiliam no fortalecimento dos ossos, tem ação antioxidante e agem na coagulação do sangue.

Os produtos Lagar H possuem todas as qualidades que um ótimo azeite de oliva extravirgem deve ter. Saiba mais sobre a marca e encomende o seu azeite para proporcionar mais benefícios à sua vida.


Voltar para o Artigos