Duas novas conquistas do nosso lagar no campo da sustentabilidade

Duas novas conquistas do nosso lagar no campo da sustentabilidade

Agora, nossa produção conta com certificação do Sistema B e Selo LEED Gold

Oi, pessoal! Hoje quero compartilhar com vocês uma novidade que nos enche de orgulho aqui na Lagar H. Em 2023, já tínhamos conquistado o título de primeira empresa de azeites do mundo a alcançar o status de carbono negativo. Agora, somamos outros dois marcos muito importantes na nossa história de práticas inovadoras e sustentáveis: somos a primeira fabricantes de azeites do Brasil a conquistar a certificação do Sistema B e o selo LEED BD+C nível Gold. Vamos entender melhor o que isso significa?

A certificação Sistema B é um selo de reconhecimento internacional para empresas que conseguem equilibrar lucro e propósito, promovendo impactos positivos no mundo. Vai muito além da sustentabilidade ambiental: equidade de gênero, tratamento justo dos colaboradores e transparência nas operações são alguns dos aspectos também analisados.

Para conquistar essa certificação, as empresas precisam cumprir requisitos legais e se comprometer com melhorias contínuas nas áreas social, ambiental e de governança. A Lagar H obteve esse selo graças ao seu Modelo de Negócio de Impacto, que inclui, por exemplo, a redução comprovada no uso de toxinas, como defensivos agrícolas. Essa conquista reflete o compromisso da família Haas, que busca valorizar o azeite extravirgem nacional, incentivando o consumo consciente e mostrando ao consumidor brasileiro que escolhas responsáveis podem, também, ser saudáveis e cheias de sabor.

Já a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) é uma das mais importantes do mundo quando o assunto é construção sustentável. Ela é concedida pelo Green Business Certification Inc. (GBCI), que acompanha cada detalhe do projeto desde o início, com visitas mensais e uma avaliação final rigorosa. Esse selo reconhece práticas sustentáveis aplicadas na construção, como a capacidade de gerar 100% da energia limpa usada na operação e a eficiência no uso da água, seja pela redução do consumo, seja por formas criativas de reutilização.


Essas conquistas não são só um motivo de orgulho para nós, mas também um exemplo de que é possível produzir um bom azeite extravirgem com qualidade, respeitando o planeta e fazendo a diferença mostrando que a sustentabilidade e inovação podem andar, sim, lado a lado! 


E você, já parou para pensar nas marcas que escolhe apoiar?



Glenda Haas 

diretora Lagar H


Voltar para o Artigos