A cesta está vazia
Tem uma conta? Faça login para finalizar a compra com mais rapidez.
Tem uma conta? Faça login para finalizar a compra com mais rapidez.
O consumo de azeite de oliva ajuda o organismo em inúmeras formas, por exemplo, previne doenças cardiovasculares e melhora a artrite reumatóide.
O azeite de oliva é um dos alimentos funcionais mais importantes do mundo e isso é constatado desde a antiguidade, quando o chamado “ouro líquido” era utilizado para inúmeras finalidades, como aliviar a dor e cuidar da beleza.
De acordo com estudiosos, o melhor azeite para a saúde é o extravirgem, por conta de seus antioxidantes, gorduras monoinsaturadas e vitaminas, que ajudam no desenvolvimento do organismo e na prevenção de doenças.
Então, se você está em busca de uma boa qualidade de vida e uma alimentação mais balanceada, está na hora de adicionar uma colher de azeite de oliva extravirgem à suas receitas.
Quer mais motivos para consumir este produto? Confira 10 benefícios comprovados do azeite de oliva extravirgem para a sua vida.
Ao longo dos anos, pesquisadores descobriram inúmeros benefícios e efeitos positivos do azeite de oliva extravirgem no organismo. Desde promover propriedades anti-inflamatórias até ajudar na redução de derrames.
A seguir, confira dez benefícios do azeite de oliva extravirgem comprovados cientificamente.
As propriedades antioxidantes existentes no azeite ajudam na redução de radicais livres, que são uma das principais causas de câncer no mundo. Essa comprovação foi identificada em um estudo no Mediterrâneo, berço da olivicultura no mundo, onde mostrou que as pessoas do local possuem menores riscos de desenvolver algum tipo de câncer.
Outros estudos também demonstraram que os compostos encontrados no azeite de oliva extravirgem podem combater as células cancerígenas.
Derrames são a segunda maior causa de mortes ao redor do mundo. Segundo estudos, o azeite de oliva extravirgem é considerado a única gordura monoinsaturada associada a redução do risco de derrames e doenças cardiovasculares.
Além disso, pessoas que consomem este produto tendem a ter menor chance de ser acometidas por derrames, como AVC, em comparação às pessoas que não utilizam o azeite de oliva.
Alguns estudos, demonstraram que o azeite de oliva extravirgem pode ajudar na função cerebral e a combater uma das condições neurodegenerativas mais comuns do mundo, o Alzheimer.
As propriedades do azeite de oliva conseguem remover as plaquetas beta-amilóides responsáveis por essa doença. Além disso, uma dieta mediterrânea, rica em azeites de oliva extravirgem, tem inúmeros benefícios para a função cerebral.
As propriedades do azeite de oliva ajudam a melhorar a artrite reumatóide, uma doença autoimune que atinge o sistema imunológico e as articulações, deixando -as doloridas e inchadas.
Ao reduzir a inflamação e o estresse oxidativo, o azeite ajuda na dor das articulações e na rigidez matinal.
O azeite de oliva é um dos alimentos com mais propriedades antioxidantes no mundo. Esses compostos são ativos biológicos que podem ajudar na redução de doenças crônicas. Além disso, é composto por grandes quantidades de vitaminas E e K.
Por fim, os antioxidantes combatem a inflamação e ajudam a proteger o colesterol do sangue contra a oxidação, diminuindo o risco de doenças cardíacas.
Diversos estudos comprovam que o azeite de oliva e a dieta mediterrânea não resultam em ganho de peso, pelo contrário, possuem efeitos positivos no corpo humano. Além disso, foi descoberto que a dieta rica em azeite de oliva está ligada ao aumento dos níveis de antioxidantes no sangue, assim como, na perda de peso.
O azeite de oliva extravirgem possui propriedades que reduzem a inflamação, ajudando a prevenir doenças cardíacas e metabólicas. A principal característica anti-inflamatória do azeite é o antioxidante, derivado do oleocanthal.
De acordo com alguns cientistas, 3 colheres de oleocanthal encontrado no azeite de oliva extravirgem tem o mesmo efeito que 10% da dosagem de ibuprofeno em um adulto.
Além disso, o ácido oleico também encontrado no azeite pode reduzir importantes níveis de inflamação no corpo e até inibir genes e proteínas que conduzem à inflamação.
O azeite de oliva é um produto multifuncional, além de servir para temperar alimentos, também é muito utilizado na indústria da beleza.
Apesar de não haver muitos resultados científicos, o azeite é um ingrediente muito encontrado em shampoos, condicionadores e loções hidratantes para o corpo. Também, é usado para cuidar das cutículas e como removedor de maquiagem.
Confira mais sobre o uso de azeite de oliva na beleza em nosso artigo.
Este produto, rico em gorduras monoinsaturadas, pode reduzir os níveis de colesterol LDL e da pressão arterial, protegendo o coração de doenças que podem levar à morte.
De acordo com estudos, alimentos com altos níveis de gorduras monoinsaturadas, como o azeite de oliva extravirgem, reduzem o risco de doenças cardiovasculares em 15%.
Segundo alguns estudos, o azeite de oliva pode melhorar as taxas de açúcar no sangue. Isso foi comprovado através de um experimento onde pessoas tomaram 20mg de oleuropeína concentrada, um dos compostos do azeite de oliva, e tiveram um pico de açúcar no sangue 14% menor após uma refeição do que as pessoas que não tomaram.
Há dois anos no mercado e mais de 60 prêmios, a marca brasileira de azeites Lagar H tem o cuidado de realizar um processo de produção consciente e responsável, que resultam em azeites de oliva extravirgem sempre frescos e sem nenhum defeito sensorial.
Cada um dos azeites extravirgens tem diferentes nuances de sabores e perfumes, resultantes do tipo de azeitona, da região, das condições de produção e do ponto de maturação dos frutos.
Conheça nossos produtos e leve um azeite de extrema qualidade para transformar suas refeições, acesse o site!
*Artigo baseado e traduzido do site Healthline.
Benefícios em conjunto com hábitos de vida saudáveis e não substituem qualquer tratamento. Consulte sempre médico