Benefícios do azeite: conheça os nutrientes do produto e o que ele pode fazer pela sua saúde

Benefícios do azeite: conheça os nutrientes do produto e o que ele pode fazer pela sua saúde

O azeite de oliva mais saudável é o extravirgem. Conheça seus benefícios!

Os benefícios do azeite são inúmeros, o produto ajuda o sistema imunológico e auxilia no tratamento da diabetes. Saiba mais!

Você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios do azeite, certo? Nos últimos anos houve um crescente número de pesquisas relacionadas aos pontos positivos do consumo deste produto.  

Antes de compartilharmos os benefícios e nutrientes encontrados neste alimento, vamos falar um pouco sobre o que é este óleo. 

O azeite de oliva é um óleo proveniente da azeitona que surgiu há mais de 6 mil anos no Mediterrâneo. As oliveiras, árvores que geram o fruto, chegaram ao Brasil no século 16 e, desde então, têm sido objeto de estudos, pesquisas e, mais recentemente, o cultivo.

De acordo com alguns historiadores, o azeite de oliva já foi utilizado para aliviar dores e ajudar pessoas feridas na época da guerra.

Há diversos tipos de azeites de oliva, sendo o mais saudável o extravirgem, por conta do aumento de sua qualidade nos últimos 30 anos devido a tecnologia e pesquisa. E é sobre seus nutrientes e benefícios que o artigo irá abordar a seguir. Acompanhe!

Conheça os nutrientes do azeite de oliva

Chamado de ouro líquido no mediterrâneo, o azeite de oliva extravirgem é composto por diversos nutrientes, como: 

  • Composto fenólico oleaceína
  • Ácidos graxos monoinsaturados
  • Vitaminas antioxidantes A, K e E
  • Ômega 9;
  • Ferro
  • Cálcio
  • Magnésio
  • Potássio
  • Aminoácidos
  • Substâncias oxidantes

Por possuir todos esses nutrientes, este óleo é considerado uma gordura saudável que ajuda a prevenir diversas doenças, melhorando o bem-estar e agindo contra o envelhecimento da pele. Conheça outros benefícios do azeite a seguir.

Benefícios do azeite de oliva

Além dos benefícios do azeite já citados, este produto possui diversos efeitos contra o desenvolvimento de outras doenças e inflamações. 

Segundo o International Olive Council (IOC), o azeite de oliva extravirgem ajuda na prevenção da formação de coágulos sanguíneos, atenuando os efeitos dos alimentos gordurosos e contribuindo na baixa incidência de insuficiência cardíaca. 

O óleo também reduz os níveis de colesterol total do sangue, colesterol LDL e triglicerídeos, facilitando a proteção da formação de manchas gordurosas no corpo. 

Além disso, o azeite de oliva possui eficácia na prevenção de eventos coronarianos e pode ajudar no melhoramento de pessoas com depressão.

O uso do azeite de oliva em uma alimentação saudável, pode auxiliar no tratamento de diabetes, uma vez que ele previne a resistência à insulina, aumenta o colesterol HDL e garante o controle do nível de açúcar no sangue. 

É importante lembrar que o azeite de oliva deve ser consumido juntamente com uma alimentação balanceada e saudável, rica em alimentos in natura, legumes e frutas, como na dieta mediterrânea.

Outro benefício do azeite está ligado ao sistema imunológico. Tendo em vista que a falta de vitaminas e minerais no corpo acarreta doenças, o consumo de azeite de oliva tem como finalidade o reforço do sistema imunológico, ajudando no contra ataque de microorganismos, bactérias e vírus. 

De acordo com pesquisas, os ácidos graxos encontrados no azeite auxiliam na redução da proliferação de linfócitos, regulam processos inflamatórios e no tratamento de doenças autoimunes.

Por fim, o azeite de oliva extravirgem é essencial para o bom funcionamento do sistema digestivo, reduzindo o fluxo ou refluxo de alimentos, ajudando na função pancreática, estimula a absorção de nutrientes, como cálcio, ferro e magnésio, e funciona no combate de prisão de ventre e mau hálito. 

Apesar de todos os azeites possuírem nutrientes e benefícios, é essencial que você escolha um produto de procedência confiável, feito a partir de azeites sadios e que garanta o frescor desde a colheita até a sua mesa.

Conheça o azeite de oliva Lagar H

Os azeites Lagar H  são produzidos através do compromisso socioambiental e o respeito com a terra, a natureza e as pessoas. 

Localizado em Cachoeira do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, o Lagar H cultiva diferentes tipos de azeitonas, resultando em azeites saborosos, complexos e intensos. 

Dentre os produtos da empresa estão os monovarietais Arbequina, Coratina, Manzanilla, Frantoio e o monovarietal da Safra – Koroneiki. 
Adquira os azeites Lagar H e tenha os nutrientes e benefícios certos para você viver mais saudável. Acesse o site!


Voltar para o Artigos