Azeite e beleza? Descubra algumas formas de usar este óleo em sua rotina de cuidados

Azeite e beleza? Descubra algumas formas de usar este óleo em sua rotina de cuidados

Há milênios, as pessoas incluem o azeite de oliva em seus banhos e limpeza de rosto. Veja formas de utilizá-lo na sua rotina de beleza!

Não é de hoje que há a união entre azeite e beleza. Por suas propriedades benéficas, o óleo pode ser utilizado na pele, cabelo e unhas. Saiba como! 

O azeite de oliva é um produto que está presente nas casas da maioria dos consumidores. Muitas pessoas utilizam este óleo para fins culinários, mas alguns passaram a unir azeite e beleza em sua rotina de cuidados. 

Essa forma de usar o azeite de oliva não é novidade. Há milênios, as pessoas incluem o “ouro líquido”, como era chamado no mediterrâneo, em seus banhos e limpeza de rosto. 

De acordo com alguns estudos, cosméticos fabricados com azeite de oliva também foram encontrados em tumbas de 5 mil anos no Egito. Sendo usados para preservação das múmias.  

No século XIV, a fabricação do sabonete de azeite foi imprescindível para ajudar as fábricas de sabão em Veneza e Marselha.

Atualmente, este óleo continua sendo utilizado em diversos cosméticos, como shampoos, condicionadores, loções de corpo e máscaras capilares. 

Neste artigo, saiba mais sobre o azeite de oliva, suas propriedades e como é possível unir azeite e beleza no seu cotidiano. Acompanhe!

Propriedades do azeite de oliva

O azeite de oliva, principalmente o extravirgem, possui propriedades muito benéficas e hidratantes. 

Neste óleo há vitamina E, A e K, aminoácidos, gorduras monoinsaturadas, ferro, ácido oleico, antioxidantes, cálcio, compostos fenólicos, potássio e oleocanthal, que ajudam a combater inflamações.

Com todos esses ingredientes, o azeite de oliva extravirgem é um dos maiores aliados para a beleza, pois ajuda na produção de colágeno no corpo, previne o envelhecimento da pele e auxilia a combater as toxinas na fibra capilar. 

Além de consumido, o produto pode ser utilizado puro – ou na mistura com outros ingredientes – no corpo, cabelo e unhas, deixando-os com uma boa aparência. 

A seguir, confira como o azeite de oliva pode ser inserido em seus cuidados de beleza.

Azeite e beleza: dicas para te ajudar em seus cuidados

O azeite de oliva é um produto muito versátil e é um dos principais aliados na hora de realizar tratamentos capilares e na pele. Confira algumas dicas de como utilizar este óleo em seu cotidiano. 

Hidratação capilar

O azeite de oliva pode ser utilizado para fazer a hidratação profunda do cabelo, veja como: Em um pote, coloque um pouco de azeite e aqueça até ficar morninho. 

Aplique no couro cabeludo e na extensão das mechas. Deixe agir por 20 minutos e lave o couro cabeludo até remover todo o produto. Faça essa hidratação uma vez por semana. 

Ação demaquilante

O azeite de oliva é um ótimo aliado na hora de remover a maquiagem, servindo até de substituto do demaquilante: com uma pequena quantidade, passe o óleo em um algodão e aplique na pele. 

Em alguns casos, o produto é utilizado como um primeiro passo antes do demaquilante. Após limpar, você pode lavar o rosto para tirar a oleosidade e evitar a aparição de espinhas, se a sua pele for mais oleosa. 

O azeite, além de remover a maquiagem, irá hidratar a pele e ajudará no alívio do estresse oxidativo que pode causar as rugas. 

É importante consultar seu dermatologista para orientá-lo no uso do azeite de oliva em sua pele.

Esfoliante corporal

Outra forma de utilizar o azeite de oliva é como esfoliante corporal e de rosto. Adicionando açúcar, sal ou café e misturando bem, o azeite ajuda a eliminar a pele morta e a hidratar, deixando uma sensação mais suave e aveludado. 

Hidratar os calcanhares

Para nutrir e acalmar os pés secos e rachados, uma boa dica é utilizar azeite de oliva. O produto age promovendo uma camada lipídica na pele. 

Como fazer isso? Utilize o azeite juntamente com o hidratante corporal em seu calcanhar durante a noite. Coloque uma meia para deixar o produto agir e não sujar o lençol. 

Ao retirar, na manhã seguinte, a pele de seu pé estará mais macia. Se necessário, repita o processo diariamente.

Amolecer as cutículas

A última dica de beleza é amolecer as cutículas utilizando o azeite de oliva. Coloque algumas gotas de óleo na região e deixe agir por alguns minutos. Isso facilitará a remoção das cutículas e ainda deixará a pele e unhas mais hidratadas.

Na hora de comprar o azeite de oliva, seja para usar na cozinha ou apenas nos passos de beleza, é importante adquirir um bom produto. 

Dê preferência ao azeite de oliva extravirgem, pois é o produto que possui todas as propriedades benéficas e que realmente ajudará sua pele a conquistar a maciez. 
No Lagar H, empresa que produz azeites extravirgens de confiança e qualidade, você encontra variedades de azeites para utilizar da forma que desejar. Acesse o site e descubra o seu produto ideal.


Voltar para o Artigos