Como posso utilizar o azeite de oliva?

Como posso utilizar o azeite de oliva?

Você sabia que o uso do azeite de oliva vai muito além da alimentação? Confira neste artigo outras formas de utilizar esse óleo!

Temperar alimentos é apenas uma das formas de usar azeite de oliva, este óleo pode ajudar na hidratação do corpo, cabelo e até na medicina.

O azeite de oliva é um alimento rico em vitaminas, gorduras monoinsaturadas, compostos fenólicos e antioxidantes que ajudam a prevenir doenças e a promover uma alimentação mais balanceada.  

Por isso, é encontrado na maioria das prateleiras das cozinhas e comumente usado em diversas receitas, desde as mais simples, como saladas, até as mais sofisticadas e complexas. Porém, não é apenas em pratos que este produto pode ser utilizado. 

Neste artigo, iremos mostrar as diferentes formas de usar o azeite de oliva para promover o bem-estar e a qualidade de vida.  Confira!

Azeite: O que fazer com este alimento?

Pode ser surpresa para alguns consumidores, mas o azeite de oliva é um produto muito versátil, por conta de suas propriedades hidratantes que podem ser benéficas para a pele, cabelo e até unhas. 

Essas características são comprovadas ao encontrarmos este óleo como matéria-prima na composição de inúmeros produtos da indústria de beleza, como loções, shampoos e condicionadores. 

Mas também pode ser usado puro para uma hidratação mais potente. Confira algumas formas de utilizar o azeite de oliva na estética:

Hidratação do cabelo

Para deixar o cabelo mais brilhante, macio e sem frizz, o azeite de oliva é uma ótima opção. Rico em ácido graxo, o produto penetra no fio e hidrata profundamente, sendo utilizado em conjunto com outros hidratantes ou isoladamente. 

É importante ter cuidado na quantidade de produto, basta apenas algumas gotas para realçar a beleza dos fios. Além disso, é recomendável o uso apenas no comprimento do cabelo. 

Hidratação da pele

Além de hidratar o cabelo, o azeite de oliva é um grande aliado para o corpo. As vitaminas A,D,K E  encontradas no produto ajudam no bloqueio do envelhecimento da pele e o ácido oleico forma uma camada protetora para reter a sua umidade. 

Por ter grande capacidade de proteção, o óleo também protege o corpo dos raios ultravioletas. 

Sua poderosa composição combate as rugas e linhas de expressão, promovendo a hidratação e fornecendo a elasticidade da pele. 

Pode ser usado, inclusive, para a esfoliação do rosto e corpo, resultando em uma pele mais limpa, macia e saudável. 

Maquiagem

O azeite de oliva também é um produto incrível para a maquiagem e possui inúmeras praticidades. Por exemplo, pode ser usado como demaquilante para o rosto e ajuda a realizar a limpeza dos pincéis e esponjas. 

É importante lembrar que após o uso na pele, é importante lavar o rosto com sabonete facial e retirar a oleosidade, assim, evita o aparecimento de espinhas. 

Saiba mais sobre como utilizar o azeite de oliva na beleza em nosso artigo

Por ser um produto multifuncional, este óleo também proporciona bem-estar para as pessoas, sendo utilizado até na medicina. Quer saber mais? Continue lendo!

Azeite de oliva e bem-estar 

Utilizar o azeite de oliva em qualquer formato já traz uma sensação de bem-estar para o corpo. Mas, há algumas outras formas de proporcionar um cuidado especial com este óleo. 

Uma delas é amenizando as dores de queimaduras de sol. As propriedades existentes no produto ajudam a acalmar as áreas machucadas. 

O óleo também é um ingrediente muito valioso para banhos, proporcionando momentos de tranquilidade para o corpo. Além disso, pode ser utilizado em massagens, ajudando no combate a fadiga muscular e resultando em nervos mais relaxados.

O azeite de oliva também tem uso medicinal, que vai além da ingestão do alimento, sendo utilizado para tratar dores de ouvido, e na medicina Ayurveda é um importante aliado para as terapias, como a oleação. 

Azeite de oliva e a medicina Ayurveda

Para promover saúde e bem-estar, os praticantes da medicina Ayurveda, uma ciência milenar, realizam a técnica chamada oleação. 

Com o auxílio de óleos, entre eles o azeite de oliva, é proporcionado momentos de cuidados que nutrem, hidratam e protegem a pele profundamente. 

Durante a terapia de oleação são realizadas massagens que ajudam no tratamento da maioria das doenças do sistema nervoso, ossos e tecidos profundos. 

De acordo com os ensinamentos ayurvedicos, esta técnica tem como finalidade nutrir o corpo, a mente e as emoções. 

O azeite de oliva é um alimento que envolve inúmeras formas de trazer o bem-estar e a beleza para as pessoas. Seja com algumas gotas ou utilizando litros de óleo, como na oleação, este produto tem o poder de transformar vidas.

Quer saber mais sobre azeites de oliva? Conheça os outros artigos do blog Lagar H e descubra tudo sobre o ouro líquido.


Voltar para o Artigos