Azeite tipo único é azeite de verdade?

Azeite tipo único é azeite de verdade?

O azeite tipo único é encontrado na prateleira de supermercados, mas não é indicado para consumo. Saiba mais!

O azeite tipo único pode ser utilizado para a cocção de alimentos, mas não é indicado para ingerir cru ou como acompanhamento de pratos

O azeite de oliva está presente no dia a dia de todas as pessoas, seja na mesa ou encontrado nas prateleiras de supermercados. Há diversos tipos de azeites, dentre eles, o azeite de oliva extravirgem, azeite virgem e o azeite tipo único. 

É certo que este produto é um dos mais utilizados nas cozinhas mundo afora, em casas, restaurantes e hotéis. Por ser considerado um alimento saudável, muitas pessoas acreditam que os azeites são todos iguais. 

Mas estão enganadas. Cada tipo de azeite é produzido de uma forma e tem suas finalidades distintas uma da outra. 

Por exemplo, o azeite tipo único não deve ser utilizado para finalização dos pratos ou ingerido cru, como o azeite de oliva extravirgem, por sua falta de nutrientes e antioxidantes, já que é um óleo refinado com adição de uma pequena parcela de azeite virgem para dar um mínimo de aroma ao produto. 

Neste artigo, saiba mais sobre este tipo de azeite, porque não deve ser consumido (ou comprado para essa finalidade) e conheça o melhor azeite de oliva para você! Acompanhe!

 

Saiba mais sobre o azeite tipo único

O azeite de oliva tipo único é um produto derivado do azeite de oliva lampante que tem, em sua composição, óleo de oliva refinado e o virgem para aromatizar o óleo refinado sem sabor. 

Ou seja, é um óleo alterado quimicamente e possui acidez que varia entre 0,8% a 1%. 

Os azeites, no Brasil, possuem diversas classificações, sendo o azeite de oliva tipo único comparável a outros óleos refinados, como o de soja, de milho, sendo sua única vantagem ter um perfil de ácidos graxos monoinsaturados e, portanto, um pouco mais saudável que seus companheiros de categoria.

O azeite tipo único, dentre todos os tipos de azeites, é o óleo que possui a menor qualidade para a saúde, sendo usado apenas por questões econômicas para a cocção de alimentos.

As pessoas que gostam de incluir azeites de oliva na finalização de pratos ou para consumir como acompanhamento da receita principal, devem escolher o azeite de oliva extravirgem. Saiba o porquê.

 

Azeite tipo único X Azeite extravirgem 

Como citado, o azeite tipo único, dentre os azeites de oliva, é o produto com menor qualidade para a saúde, esses produtos não trazem a complexidade aromática, nem os biofenóis, servindo apenas para ser utilizado durante o aquecimento dos alimentos. 

Sendo assim, existe um tipo de azeite que é o mais indicado para o consumo: o azeite de oliva extravirgem, seja para coção ou finalização de pratos

Muito diferente do azeite tipo único, o azeite de oliva extravirgem provém das azeitonas mais saudáveis do olival. Durante o processo, não há adição de nenhum outro óleo, resultando em uma acidez de, no máximo, 0,8%. No Lagar H, a acidez dos nossos azeites não costuma passar de 0,2%.

Além disso, este tipo de azeite não possui nenhum defeito sensorial e é considerado o azeite de oliva mais saboroso, saudável e puro, ideal para o consumo.

Para levar mais saúde e a melhor experiência na sua mesa, você precisa escolher o produto certo, como os azeites de oliva extravirgem Lagar H.

 

Adquira o melhor azeite extravirgem

Os azeites de oliva extravirgens Lagar H são produzidos em Cachoeira do Sul, localizado no estado do Rio Grande do Sul, em um clima equivalente ao encontrado no Mediterrâneo. 

As oliveiras são cultivadas em condições ideais para seu desenvolvimento, resultando em azeitonas sadias e de qualidade. Conheça alguns dos azeites Lagar H: 

Monovarietal da Safra – Koroneiki

Produzido com a variedade de azeitonas Koroneiki, destaque nos quesitos produtividade, frescor e sabor, o Monovarietal da Safra é o produto ideal para deixar suas refeições mais aromáticas e intensas. 

Este azeite de oliva extravirgem é complexo e exuberante, possuindo um sabor potente, com amargor médio e picância agradável. 

Monovarietal Arbequina

Este azeite extravirgem é produzido com azeitonas originárias da Espanha, resultando em um produto com grande evolução sensorial, que garante a intensidade média de amargor e ligeira picância, exata para deixar suas receitas mais saborosas.

Monovarietal Coratina

Rara no Brasil, a Coratina é uma oliveira proveniente da Itália e de suas azeitonas é produzido um azeite de oliva extravirgem de sabor intenso, com picância e amargor elevados. 

Possui grande complexidade com sensoriais de amêndoas verdes, pimenta verde, alcachofra e notas herbáceas de grama recém cortada. 

Monovarietal Frantoio

Um azeite de oliva extravirgem delicado, harmônico e equilibrado, o Monovarietal Frantoio possui sensoriais de alto frescor, com picância e amargor sóbrios. 

Este produto é de coloração verde esmeralda, resultante da alta concentração de polifenóis. É ideal para ser apreciado com iogurte, pães artesanais, peixes assados e sopas frias.

Monovarietal Manzanilla

Nativas de Cáceres, Espanha, as azeitonas Manzanilla produzem um monovarietal suave e de sabor único. Este tipo de azeite apresenta deliciosas notas de tomate verde e folhas que trazem um sabor de picância e amargor equilibrados  

Escolha o melhor azeite de oliva para você e sua família, acesse o site Lagar H e encomende o seu produto!


Voltar para o Artigos